O Kanban nasce em 1953, quando pensávamos em utilizar um sistema de produção que pudesse 'confundir' outras empresas aqui no Japão e no exterior.
A ideia do Kanban nasce do 'Supermercado' dos EUA e nós inicialmente o chamávamos de 'Sistema Supermercado de Produção'. Mas, usando este nome, tínhamos absoluta certeza de que os americanos passariam a utilizar rapidamente essa técnica, como estão fazendo agora.
O Kanban é como andar de bicicleta: você não pode somente ler um livro.
O Kanban deve ter início sempre dentro de uma área da empresa passar paulatinamente para outra, ter suas falhas corrigidas e ser consolidado internamente, para só depois ser passado ao fornecedor. É um trabalho contínuo e permanente de aperfeiçoamento.
Começar o Kanban de fora para dentro da empresa é o maior erro que se pode cometer.
A base de todo o sistema está diretamente relacionada com a movimentação de materiais, pois tradicionalmente ela é muito lenta, na maioria das empresas. Temos que trabalhar para agiliza-la.
Sobre armazenagem, 'ter um armazém é bom, mas não te-lo é melhor ainda.'
Existem professores de universidades que costumam complicar muito seus ensinamentos.
O Kanban pode ser aplicado em qualquer tipo de indústria. Hoje não existem mais limitações para o sistema, estando o mesmo, nos dias atuais, até em lavanderias. Existe um livro sobre isso aqui no Japão.
Taiichi Ohno, vice presidente
da Toyota, em 1985.
Referência Bibliográfica:da Toyota, em 1985.
MOURA, Reinaldo A. Kanban: A Simplicidade do Controle da produção, São Paulo: IMAM, 1989.
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